História - Reabilitação em Multimídia - Exercício para o Cérebro - Neurofitness - Exercite seu cérebro e viva melhor!
 
 
Reabilitação Multimídia - Exercício Cerebral intensifica a qualidade de vida e desenvolvimento intelectual e neurológico.

A técnica de Reabilitação Multimídia – Ginástica Cerebral - neurofitness trabalha a utilização da informática como intenso exercício cerebral, sendo este fonte rica em estímulos promovendo a estimulação neuronal nos dois hemisférios cerebrais, onde o cérebro é estimulado de maneira intensa e ativa exercitando desta forma, todas as áreas simultaneamente. Através dos exercícios desenvolvidos especialmente para cada pessoa é possível ativar novas áreas do cérebro, promovendo o aumento das conexões sinápticas e também a neurogênese (nascimento de novos neurônios, principalmente na região do Hipocampo).

A Ginástica Cerebral, pode ser utilizada por todas as pessoas de diferentes idades, pessoas que desejam turbinar seu cérebro e melhorar o desempenho em tudo o que faz como prevenção de doenças neurodegenerativas e também para pessoas com qualquer tipo de deficiência física e/ou motora.

O objetivo da técnica é estimular o cérebro fazendo com que ele seja reprogramado, criando novas rotas e descobertas promovendo o desenvolvimento de novas habilidades intelectuais e emocionais. Desta forma, é possível notar grande aumento na aprendizagem, comportamento, raciocínio, afetividade, segurança como também desenvolvimento de idéias inovadoras e criativas, fazendo com que as pessoas tenham felicidade e prazer em tudo que faz, pois através dos estímulos cerebrais desenvolvidos aumentamos os hormônios da felicidade e bem-estar (endorfina, dopamina, ocitocina e serotonina).

** A técnica tem reconhecimento internacional e sempre é apresentada em Congressos Internacionais na Universidade de Harvard e em outros países como Portugal, Áustria e Londres. Já foi premiada na Áustria e apresentada na Harvard Medical Schooll duas vezes, onde levou os excelentes resultados desenvolvidos. Também devido aos resultados de grande importância já foi destaques em programas de TV como Globo Repórter e Hoje em Dia.

Atividades diferenciadas produzem estimulação cerebral devido aos estímulos a serem trabalhados simultaneamente, tais como, motor, visual, cinestésico, cognitivo, dentre outros, auxiliando na memória, atenção, percepção, criar estratégias, desenvolvimento da criatividade, segurança, autonomia, percepção, resolução de problemas, lateralidade, organização espacial e temporal e principalmente a auto-estima.

A utilização da multimídia trabalha fortemente a plasticidade cerebral onde é possível moldar a mente, o cérebro através da atividade. Os sinais elétricos devem “saltar” resultando em rotas alternativas, ou seja, as células nervosas vivas podem se conectar a células vizinhas criando novos caminhos.

O Projeto Reabilitação em Multimídia junto à Educação – Despertando Talentos foi criado por Luciana Maria Depieri Branco após aproximadamente 20 anos de pesquisa, onde trabalhava como professora de informática e ministrava aulas particulares para pessoas com algum comprometimento motor e cognitivo. Então fui percebendo que o computador funcionava como um poderoso exercício cerebral e que com o passar do tempo os alunos apresentavam melhoras surpreendentes, era como se o cérebro desse um “clic” para o desenvolvimento de novas habilidades, ou seja, como se “algumas gavetinhas que estavam fechadas fossem se abrindo e conquistando novas descobertas e aprendizados”.

Com os avanços a paixão e encantos ficaram ainda maiores dia-a-dia e para saber se estava no caminho certo procurei uma equipe de neurocirurgiões de São José do Rio Preto professores da faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) Dr. Eduardo Carlos da Silva (neurocirurgião), Dr. Sebastião Carlos da Silva Júnior (Neurocirurgião) e Karina Kelly Borges (Neuropsicóloga), onde apoiaram o desenvolvimento da técnica desde o início, ficando surpresos com os avanços apresentados. Certamente esses são os padrinhos da técnica, pois como meus orientadores me ensinaram os caminhos a serem percorridos.

Foi aí que se deu início a minha primeira pesquisa como pesquisadora independente pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) chamada de Reabilitação em Multimídia – Exercício cerebral ou Neurofitness auxiliando pessoas com problemas neurológicos, passando a realizar atendimentos em pacientes com inúmeros comprometimentos como Alzheimer, Parkinson, AVC, Síndromes (Down, Autismo, Asperger dentre outras) Déficit de atenção, hiperatividade, etc.

Neste período fui trabalhar na APAE de Olímpia, onde digo orgulhosa que foi minha melhor e maior escola, pois lá eu trabalhava com praticamente todos os alunos, desde os que apresentavam Deficiência Intelectual moderada até os mais severos, como por exemplo, paralisia cerebral. E foi aí que tive a certeza maior de que o computador era sim um rico instrumento de estimulação cerebral, pois todos os alunos que eu atendia apresentavam avanços surpreendentes e fascinantes. Fui me apaixonando a cada dia e pesquisando ainda mais.

Após alguns anos desenvolvi minha segunda pesquisa como pesquisadora independente pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) onde pensei em fazer a junção da Reabilitação em Multimídia na Educação, onde trabalhamos a neurociência voltada à educação. Montei o projeto e levei ao MEC onde obteve parecer favorável para iniarmos um Projeto Piloto em todo Estado de São Paulo, onde foi dado início na Rede Municipal de Educação do município de Olímpia – SP. Foi destacado pelo MEC como um importante Recurso Pedagógico a fim de beneficiar crianças com e sem necessidades especiais.

O Projeto engloba 4 segmentos muito importantes para o desenvolvimento do País: Saúde, Educação, Tecnologia e Cultura. Deve ser aplicado na educação para despertar novas habilidades e talentos contribuindo na melhora da aprendizagem. A aplicação do Projeto é muito importante na Educação Inclusiva, Base Nacional Comum e APAEs. Assim estaremos dando ainda mais oportunidade de crescimento intelectual, motor e artístico em nossos alunos, propondo novos desafios e quebrando barreias.

Através dos resultados relevantes apresentados em congressos internacionais, a comunidade científica mundial voltou os olhos para a Reabilitação Multimídia como uma técnica de grande importância mundial para cuidar e melhorar a saúde mental das pessoas principalmente em momentos críticos como vivemos em 2020 e 2021 com a pandemia de COVID-19.

Com o intuito de difundir os cuidados com o cérebro criamos o INAC – Instituto Neurofitness Academia para o Cérebro Reabilitação Multimídia, que visa implantar e supervisionar projetos voltados para Educação, Saúde e Empresas para promover crescimento neurológico e equilíbrio emocional nas pessoas. Desta forma é possível trazer qualidade de vida e reprogramar o cérebro para que as pessoas aprendam a desenvolver o maior numero de habilidades possíveis e viver em constante equilíbrio.
 
 
 
 
Instituto de Educação e Tecnologia Despertando Talentos
Centro de Excelência em Educação e Tecnologia voltada à Neurociência...
Conheça
 
 
 
O Projeto Reabilitação em Multimídia Junto a Educação foi destaque em várias mídias como revistas, jornais de grande circulação e também em matéria viculada no site oficial da Microsoft. Todos deram destaque a nossa iniciativa...
Saiba Mais
 
 
 
Neste vídeo observamos que não há barreiras nem limites para se obter
o sucesso...
Assista
 
 
 
 

 
Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites